Meia dose de AstraZeneca pode ser usada como reforço, diz pesquisa

No esquema vacinal padrão, a meia dose teve efetividade semelhante à dose padrão para prevenção de 70% de casos novos da doença

[Meia dose de AstraZeneca pode ser usada como reforço, diz pesquisa]

FOTO: Getty Images

Os resultados finais de um estudo realizado na cidade de Viana, no Espírito Santo, mostram que meia dose da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19 é efetiva e poderá ser utilizada como dose de reforço.  

A pesquisa mostrou que, no esquema vacinal padrão - que realiza a aplicação de duas doses do imunizante -, a meia dose aplicada apresentou efetividade semelhante à dose padrão para prevenção de 70% de casos novos da doença e não ocorreu nenhum óbito e nenhuma internação após a imunização completa.

O estudo faz parte do projeto Viana Vacinada, coordenado pelo Hucam-Ufes (Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo), que integra a rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Os resultados foram apresentados à Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), responsável pela produção da AstrtaZeneca no Brasil, para a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).

Nesta sexta-feira (21), o resultado da pesquisa será levado para a Ctai (Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19), que auxiliará o Ministério da Saúde nas políticas públicas de enfrentamento da pandemia.

O estudo ainda mostrou que 99,8% dos participantes produziram anticorpos neutralizantes a partir da meia dose da vacina. Resultado semelhante ao alcançado no esquema com a dose padrão.

Nos participantes que não tiveram Covid-19, nem receberam nenhuma vacina antes, a produção de anticorpos foi ainda maior do que das pessoas que tomaram uma dose padrão. Além disso, os efeitos colaterais sentidos foram leves  e a frequência geral foi semelhante com meia dose ou dose padrão. No entanto, a duração dos efeitos colaterais foi menor no grupo que recebeu meia dose.

O estudo foi realizado com a vacinação da meia dose em 13 de junho de 2021 e alcançou 20.685 participantes, de 18 a 49 anos de idade. A segunda etapa de imunização foi no dia 8 de agosto. Viana tem 80,7 mil habitantes. Do total dos vacinados, cerca de 558 foram selecionados com coleta de amostras básicas para avaliação da produção de anticorpos neutralizantes e celulares.

Diante dos resultados apresentados, a  Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) autorizou que a população de Viana de 18 a 49 reforços com meia dose. Podem receber a meia dose quem participo do estudo e também quem recebeu a dose padrão de AstraZeneca, Coronavac ou Pfizer.

A pesquisa foi patrocinada pelo Icepi (Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde), da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, com o apoio da Opas, do Saúde e da prefeitura municipal de Viana.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!