/

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Número de casos de zika no Brasil cresce 20% em 2023

Notícias
Saúde

Número de casos de zika no Brasil cresce 20% em 2023

Segundo dados do Ministério da Saúde, a região com maior aumento de casos é o Sudeste, com alta de 11,7%

Por Da Redação
Número de casos de zika no Brasil cresce 20% em 2023
Foto: Reprodução

O número de casos de zika vírus no país subiu 20% de janeiro até o dia 8 de julho de 2023. As notificações passaram de 5.910 para 7.093, na comparação com mesmo período de 2022. A região Sudeste teve o maior aumento de casos, com alta de 11,7%. 

O Ministério da Saúde informou “que os dados são preliminares e sujeitos a alterações e que a vigilância das arboviroses –o que inclui as infecções causadas pelo vírus zika– é de notificação compulsória, ou seja, todo caso suspeito e/ou confirmado deve ser obrigatoriamente notificado aos serviços de saúde”....

Em abril, o governo federal lançou uma nova campanha nacional e combate às doenças. Na época, o Ministério da Saúde acionou o COE (Centro de Operações de Emergências de Arboviroses) e foram realizadas ações de apoio nos 11 estados com maior número de casos e mortes por dengue e chikungunya.

A dengue, a zika e chikungunya são doenças provocadas pelo mesmo mosquito: o Aedes Aegypti. Os sintomas mais comuns da zika são dor de cabeça, febre, dores leves nas articulações, manchas vemelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. A principal forma de previnir a doença é eliminar os criadouros do mosquito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102