OMS faz alerta para alta de casos de Varíola M no Pacífico Ocidental

Brasil está entre os 10 países com o maior número cumulativo de casos

[OMS faz alerta para alta de casos de Varíola M no Pacífico Ocidental]

FOTO: CDC

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou na terça-feira (15) que registrou 1.020 novos casos confirmados da  varíola M, ou Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, com três mortes confirmadas nos Estados Unidos.

Até 9 de agosto de 2023, 15 dos 113 países afetados comunicaram à OMS novos casos nos últimos 21 dias. A atualização também concentra-se na infecção por varíola M entre profissionais de saúde, ressaltando a necessidade de diretrizes de prevenção e controle de infecções para mitigar a transmissão entre esses trabalhadores essenciais.

A região do Pacífico Ocidental observou um aumento expressivo de casos, impulsionado pela transmissão na China. Nesse mês, as autoridades chinesas notificaram 491 novos casos reportados no período de 1 a 31 de julho de 2023. A maioria dos infectados, conforme dados compartilhados com a OMS, consiste em homens adultos, principalmente homens que fazem sexo com homens. A apresentação clínica com sintomas como febre, erupção cutânea e linfadenopatia, não incluiu casos graves ou fatais.

As curvas epidêmicas sugerem que o surto também persiste nas regiões da Europa e Américas, enquanto na África, a transmissão é mais constante, mas sem uma tendência clara nos números de casos semanais notificados.

O documento da OMS destaca os 10 países com o maior número cumulativo de casos, englobando Estados Unidos da América, Brasil, Espanha, França, Colômbia, México, Peru, Reino Unido, Alemanha e Canadá. Juntos, esses países são responsáveis por 82,9% dos casos notificados globalmente, evidenciando a importância de uma abordagem coordenada e eficaz para o controle da varíola M.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!