Operação que visa combate ao garimpo ilegal é deflagrada pela PF

Integraram as ações 32 policiais federais, incluindo integrantes dos grupos táticos e especializados da PF

[Operação que visa combate ao garimpo ilegal é deflagrada pela PF]

FOTO:  Universal Images Group/Getty Images

A Polícia Federal deflagrou, na última quinta-feira (17), ações da Operação Minamata, com intenção de reprimir a prática ilegal de garimpo no Rio Boia e afluentes, no município de Jutaí/AM. A operação durou três dias e foi finalizada no último domingo (20).

Integraram as ações 32 policiais federais, incluindo integrantes dos grupos táticos e especializados da PF, inclusive com uso de aeronave da instituição.

As investigações foram feitas com ajuda de um sistema de monitoramento remoto contratado pela Polícia Federal, que concede acesso a imagens e alertas diários de detecção de mudanças ambientais com acompanhamento por satélite, permitindo rápida localização do garimpo ilegal.

As investigações da PF indicam fortes indícios no sentido de que a bacia hidrográfica e a fauna da região foram atingidas por mercúrio, metal líquido usado no processo de extração do ouro.

Foram desativadas nas ações quatro dragas e três balsas, onde havia aproximadamente 50 mil litros de diesel e gasolina e que eram usadas como centro logístico para distribuição de combustível. Foram apreendidos também objetos e documentos a serem analisados pela PF na investigação das responsabilidades pelos crimes ambientais, em especial os decorrentes das atividades de garimpo ilegal. Além do mais, foram coletadas amostras de água e material biológico humano, que permitirão mensurar a contaminação nos recursos ambientais e nos habitantes da região. 

O mercúrio é considerado altamente danoso à saúde humana e a ingestão pode até levar a morte.

O nome da operação é relacionada ao evento que aconteceu de intoxicação pela ingestão de peixes contaminados pelo mercúrio, de centenas de pessoas na cidade de Minamata na costa do Japão. Na ocasião, o mercúrio era usado como catalizador químico na fabricação de fertilizantes.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Prefeituras-Bairro seguem com serviço de regularização eleitoral até dia 8]

Alistamento, transferência do título de eleitor para Salvador e revisão de dados eleitorais estão entre os serviços oferecidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!