Pandemia "certamente não acabou", alerta diretor-geral da OMS

Tedros Adhanom ainda fez críticas a flexibilização das medidas de prevenção contra Covid-19

[Pandemia

FOTO: Reprodução

A pandemia de Covid-19 "certamente não acabou" afirmou neste domingo (22) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, em entrevista a sessão de abertura da assembleia anual da agência da entidade. 

Mais de 100 ministros da Saúde de todo mundo estarão reunidos em Genebra, na Suíça, nesta semana para a primeira Assembleia Mundial da Saúde da OMS em três anos.

Em pronunciamento para as autoridades de Saúde, Tedros reconheceu que “os casos relatados [de Covid] diminuíram significativamente desde o pico da onda [da variante] Ômicron, em janeiro deste ano”.  “E as mortes relatadas são as mais baixas desde março de 2020”, emendou.

“Em muitos países, todas as restrições foram suspensas e a vida se parece muito com antes da pandemia. Então acabou? Não, certamente não acabou. Eu sei que essa não é a mensagem que você quer ouvir, e definitivamente não é a mensagem que eu quero entregar”, fez questão de alertar Tedros.

Críticas as medidas de relaxamento

O diretor-geral da OMS ainda criticou o relaxamento das medidas de proteção contra a Covid-19 adotadas por diferentes países do mundo. “Abaixamos a guarda por nossa conta e risco. O aumento da transmissão significa mais mortes, especialmente entre os não vacinados, e mais risco de surgimento de uma nova variante. Recusar testes e sequenciamento significa que estamos nos cegando para a evolução do vírus”, destacou.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!