Pazuello muda tom e diz que Ministério orienta 'atendimento precoce' e não 'tratamento precoce'

Fala do ministro vai contra o que defende Bolsonaro, que orienta uso de remédios sem comprovação

[Pazuello muda tom e diz que Ministério orienta 'atendimento precoce' e não 'tratamento precoce']

FOTO: Reprodução

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, desmentiu nesta segunda-feira (18), que a pasta recomenda "tratamento precoce" contra a covid-19 e disse que a orientação é de "atendimento precoce". Em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, Pazuello disse que o Ministério recomenda o "atendimento precoce" desde junho do ano passado.

"Temos divulgado desde junho o atendimento precoce. Não confundam atendimento precoce com que remédio tomar. Não coloquem isso errado. Nós incentivamos e orientamos que a pessoa doente procure imediatamente um médico. Que o médico faça o diagnostico. Esse é o atendimento precoce. Que remédios vai prescrever, isso é foro íntimo do médico. O ministério não tem protocolos com isso, não é missão do ministério definir protocolo", declarou Pazuello.

A fala dele vai contra o que defende o presidente Jair Bolsonaro, que defende o uso de medicamentos como hidroxicloroquina e ivermectina contra a covid-19. Estudos comprovaram que os remédios não possuem eficácia contra o vírus.

Na coletiva, Pazuello disse que nunca autorizou o Ministério a fazer o protocolo que indicasse tratamento precoce.

A senhora nunca me viu receitar ou dizer para as pessoas tomarem este ou aquele remédio", respondeu a uma repórter.


Comentários