Vídeo: ''Pensavam que era um show folclórico'', diz Maurício Bacelar sobre o turismo religioso feito por agências

O secretário de Turismo da Bahia comentou sobre como as agências costumam cobrar ao turista por coisas que os terreiros oferecem de forma gratuita

[Vídeo: ''Pensavam que era um show folclórico'', diz Maurício Bacelar sobre o turismo religioso feito por agências]

FOTO: Farol da Bahia

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, participou do episódio do podcast Podomblé, da FB Comunicação, sobre o Turismo Religioso, e comentou sobre o trabalho de algumas agências de turismo que costumam cobrar valores para os turistas visitarem terreiros de Candomblé, que na verdade, são gratuitos para qualquer pessoa.

''O turista desavisado e a agência de viagem sem estar preparada para vender a experiência dizia: 'Você vai a um terreiro de Candomblé que é um local onde se pratica a religião de matriz africana, lá você vai assistir ao xirê de pois terá um jantar, e essa experiência vai te custar R$100', aí o turista paga os R$100'', exemplifica. 

Na fala, o secretário diz ainda que essa é uma construção que aos poucos está sendo desfeita para que o turista entenda como realmente funcionam as tradições religiosas baianas.

''Não tinha quem explicasse a ele que aquilo é um ritual religioso, e o cara olhava aquilo pensando que era um show folclórico. [...] Aí chega lá no terreiro e o pai de santo e mãe de santo: 'Que horas vai servir o jantar?'. 'Veja bem, nós vamos servir a comida aqui mas é na hora do nosso procedimento, na hora adequada',  então isso criou atrito. Então o que nós estamos construindo é que o visitante, o leigo, pense 'olhe, eu estou entrando em um templo religioso, aqui tem a cerimônia religiosa, vai ter um xirê que eu vou assistir, e após o xirê eles oferecem por tradição deles e sem nenhum custo para mim uma refeição' '', disse.

Veja o episódio completo clicando aqui.

Assista a declaração: 

 


Comentários