Pesquisadora pioneira no campo da semiótica lança livro sobre IA!

Obra "A Inteligência Artificial é Inteligente?", assinada pela professora Lucia Santaella, é publicada pela editora Almedina Brasil

[Pesquisadora pioneira no campo da semiótica lança livro sobre IA! ]

FOTO: Divulgação Assessoria

Nesta quinta-feira (11), a pesquisadora e professora Lucia Santaella, pioneira no campo da semiótica, lança o livro A Inteligência Artificial é Inteligente?, em São Paulo.

Na obra, publicada pela editora Almedina Brasil, a autora reflete sobre as potencialidades e limitações de ferramentas como o famigerado Chat GPT.

Autoridade no assunto, Lucia Santaella debate as controvérsias entre a intelectualidade humana e a dos algoritmos, tendo como ponto de partida a definição da aprendizagem como mola mestra da inteligência.

O lançamento acontece a partir das 17h no Transamérica Expo Center.

Serviço

  • O que: Lançamento do livro “A Inteligência Artificial é Inteligente?”
  • Quando: 11/05 (quinta-feira), a partir das 17h
  • Onde: Transamérica Expo Center, na Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, São Paulo - SP

Sinopse do livro

A IA, agora popularizada pelos chatbots, softwares capazes de simular conversas naturais com usuários humanos, já faz parte da realidade há muito tempo. Ela está presente na distribuição de conteúdos nas redes sociais, nas sugestões de produtos relacionados em lojas virtuais como a Amazon, em indicações de séries e filmes de plataformas como a Netflix, nos programas de reconhecimento facial, nos aplicativos de localização como o Google Maps e em tantos outros dispositivos e funcionalidades. É justamente dessa onipresença que parte o interesse em estudar como a Inteligência Artificial funciona e entender se ela tem comparação com o intelecto humano. Para isso, Santaella ecoa pensadores como C. S. Peirce, apresenta os conceitos filosóficos e lógicos de inteligência e investiga se estes referenciais estão presentes nos modelos de pensamento de uma máquina. “A Inteligência Artificial é Inteligente?” procura responder um questionamento que parece intrínseco ao momento em que vivemos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Oficina gratuita de Escrita Criativa segue com inscrições abertas até hoje (03)]

Com aulas presenciais entre os dias 11 e 14 de março, a atividade será ministrada pelo crítico de cinema Rafael Carvalho

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!