Pesquisadores projetam que até 2050 haverá mais de 153 milhões de pessoas com demência no mundo

Número não será maior por causa do aumento do acesso da população à educação

[Pesquisadores projetam que até 2050 haverá mais de 153 milhões de pessoas com demência no mundo]

FOTO: Reprodução/Drauzio Varella

Uma pesquisa alerta que em 2050 o mundo poderá ter mais de 153 milhões de pessoas com demência. O estudo, que reúne dados de 195 países, aponta que os casos da doença devem quase triplicar nos próximos anos.      

A demência é considerada a sétima causa de morte em todo omundo e uma das principais causas da incapacidade entre os idosos. De acordo com o estudo, essa projeção também está relacionada às altas taxas de tabagismo, obesidade e diabetes. 

“Precisamos nos concentrar mais na prevenção e no controle dos fatores de risco antes que eles resultem em demência”, disse a autora principal do estudo, Emma Nichols, do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde da Universidade de Washington, nos EUA.

Apesar da estimativa, os pesquisadores também apontam que houve redução de 6,2 milhões na projeção de números de casos. Segundo eles, a explicação é o aumento do acesso da população à educação.

“Mesmo avanços modestos na prevenção da demência ou no retardamento de sua progressão trariam benefícios notáveis. Para a maioria dos países, isso significa expandir programas locais apropriados e de baixo custo que apoiem dietas mais saudáveis, mais exercícios, parar de fumar e melhorem o acesso à educação”, esclarece Nichols.


Comentários