/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Petrobras: alta dos combustíveis já ocasiona aumento da inflação, diz IBGE

Notícias
Brasil

Petrobras: alta dos combustíveis já ocasiona aumento da inflação, diz IBGE

IPCA-15, por exemplo, subiu 0,48% em fevereiro

Por Da Redação
Petrobras: alta dos combustíveis já ocasiona aumento da inflação, diz IBGE
Foto: Agência Brasil

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o reajuste de preço dos combustíveis está impactando na inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), por exemplo, subiu 0,48% em fevereiro. O IBGE apontou ainda que dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, seis apresentaram alta no mês, e o maior impacto foi do grupo Transportes (1,1%).

Neste mês, a Petrobras voltou a reajustar os preços dos combustíveis nas refinarias. De acordo com o economista-chefe da Necton, André Perfeito, o aumento representará, no curto prazo, "uma nova pressão de pelo menos 0,2%" sobre o IPCA, que mede a inflação no país.

Álvaro Frasson, economista do BTG Pactual Digital, explica que o mercado até esperava uma alta da inflação no primeiro semestre, atingindo um patamar de 6% a 6,5% em 12 meses, por causa da reabertura das economias ao redor do mundo. "Já se esperava um avanço da inflação até junho, julho. Mas os indicadores estão surpreendendo e o mercado não tem mais tanta certeza que o indicador vai cair até o final do ano".

Petrobras

O mercado vê como urgente uma solução de longo prazo para a atuação da estatal. O representante da Necton, reforça o sentimento: "Até senti que este novo aumento foi uma resposta do conselho de administração da companhia ao presidente, tentando passar uma ideia de normalidade para o mercado", diz. "Mas a indicação já foi feita, agora precisamos entender o que vai mudar na prática."

Ele também afirma que este é um bom momento para que se discuta o papel da Petrobras enquanto empresa estatal. O economista defende que não se pode mudar a política da empresa "de 8 para 80 a cada três anos".  "O PT controlava preços e a Petrobras até cresceu, apesar dos problemas conhecidos. Aí veio a Lava Jato e uma nova gestão, que liberou tudo de uma vez", relembra. "Até o Temer precisou demitir o Pedro Parente, porque tinha reajuste toda semana. É um preço chave na economia, precisa discutir direito", afirmou.  


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102