Primeiro julgamento de Donald Trump termina nesta segunda (15)

Ex-presidente enfrenta acusações relacionadas a pagamentos de suborno a uma atriz pornô em 2016; Já a sessão será retomada amanhã

[Primeiro julgamento de Donald Trump termina nesta segunda (15)]

FOTO: Reprodução/ Redes Sociais

O primeiro dia do julgamento do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aconteceu nesta segunda-feira (15). O republicano enfrenta acusações relacionadas a pagamentos de suborno em dinheiro à estrela de cinema pornô Stormy Daniels em 2016.

Durante o julgamento, nove potenciais jurados foram questionados. O juiz Juan Merchan suspendeu a sessão por volta de 16h30 (horário local) - 17h30 pelo horário de Brasília após todos terem respondido a um questionário. Todos foram orientados pelo magistrado a não conversarem uns com os outros e a não passar informações sobre o caso a outras pessoas.

O próximo julgamento será retomado na terça-feira (16) às 9h30 (10h30 em Brasília).

O Julgamento

Os advogados de defesa e de acusação trabalharam para não revelar o painel dos 12 jurados e seis suplentes que iram compor o julgamento. No decorrer de todo o dia, 96 possíveis jurados foram levados ao tribunal para serem analisados. Porém, metade deles foram dispensados após terem dito que não podiam ser justos e imparciais. Já outros nove outros foram dispensados depois de levantarem a mão, se manifestando que poderiam servir por qualquer outro motivo.

Os jurados em potencial preencherão um questionário criado pelo juiz com informações dos advogados de Trump e do Ministério Público de Manhattan.

Ao todo, 18 potenciais jurados foram chamados ao júri nesta segunda-feira. Merchan interrogou nove pessoas antes do encerramento do dia. Uma pessoa foi dispensada após dizer que tinha crenças firmes sobre Trump. Merchan dispensou outro jurado que disse que seu filho se casaria em 8 de junho.

Já as identidades dos jurados permanecerão anônimas para o público, porém serão de conhecimento dos advogados de ambos os lados.

Segundo os advogados de Trump já argumentaram que ele não consegue um júri justo em Nova York porque as pessoas escolhidas seriam tendenciosas contra ele. Contudo, a petição para mudar o julgamento de local foi negada.


Comentários