Produção de veículos atinge recorde em 2022, aponta OLX

Ao todo, 546 mil unidades produzidas no ano passado

[Produção de veículos atinge recorde em 2022, aponta OLX ]

FOTO: Reprodução/Pixabay

A Análise Setorial do Data OLX Autos, divulgada nesta segunda-feira (30), mostra que o setor de veículos fechou 2022 com uma média de 546 mil unidades produzidas, o maior patamar desde 2020, quando foram produzidas 476 mil; e pouco mais que em 2021, com 517 mil. No ano passado, o desempenho na produção foi 5% maior que no ano anterior, mesmo com uma queda de 18% no primeiro trimestre, devido à dificuldade de acesso aos semicondutores.

De acordo com o levantamento, o mês de dezembro apresentou o melhor resultado do ano em vendas tanto para veículos novos quanto para usados. As vendas de automóveis de modo geral tiveram mais aquecimento no segundo semestre, com tendência de crescimento no escoamento dos novos.

Já os usados, na soma dos últimos três meses de 2022, apresentaram desaceleração de 3% em comparação com o terceiro trimestre, influenciado, entre outros motivos, pelo período de eleições em outubro. O relatório também aponta tendência de desaceleração nos preços médios dos veículos usados anunciados na OLX.  A pesquisa analisou a variação de valores dos três modelos mais vendidos no quarto trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021. Enquanto a inflação do período foi de aproximadamente 6,1%, o Gol teve aumento de 13,5% no preço, o Palio de 4,3% e o Onix de 7,7%. 

Veja o gráfico abaixo: 

Foto: OLX/Divulgação

Marcas e modelos

De acordo com a pesquisa, o Chevrolet Onix é o modelo preferido dos usuários da OLX em quatro das cinco regiões brasileiras, sendo o mais vendido no último trimestre. Os dados mostram ainda que a  Volkswagen é a marca mais procurada, seguida por Chevrolet e Fiat. 

Apesar da liderança na preferência, essas três marcas vêm registrando variações negativas na procura no quarto trimestre tanto na comparação com o terceiro trimestre quanto em relação ao mesmo período de 2021. Já a Toyota e Honda apresentam ligeiro crescimento na variação nos dois comparativos.

Foto: OLX/Divulgação

Veja abaixo o top 5 das marcas mais vendidas na OLX:

Foto: OLX/Divulgação


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!