/

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Programa disponibiliza vagas de acolhimento para usuários de drogas na capital baiana

Notícias
Bahia

Programa disponibiliza vagas de acolhimento para usuários de drogas na capital baiana

Consumo abusivo de drogas aumentou na pandemia

Por Da Redação
Programa disponibiliza vagas de acolhimento para usuários de drogas na capital baiana
Foto: Getty Images

A pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, deixará profundas sequelas em todos os setores da sociedade, mas algumas pessoas sofrerão ainda mais: aquelas que abusam das drogas. Embora seja um problema antigo no Brasil, o consumo abusivo de drogas vem aumentando entre os brasileiros desde o ano passado. Especialistas afirmam, por exemplo, que houve um aumento expressivo nos atendimentos de dependentes químicos durante o período de isolamento social. 

Pensando em como promover redução de danos e melhores condições de vida para essa população, uma ação realizada na capital baiana oferta o Serviço de Acolhimento Residencial Transitório para 105 pessoas adultas, que fazem uso excessivo de substâncias psicoativas, encaminhadas pelos serviços socioassistenciais. 

O programa de acolhimento ofertado pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), através da Diretoria de Políticas Sobre Drogas (DPSD), tem o objetivo de propiciar o acesso dos usuários de drogas aos equipamentos e serviços das redes públicas de Saúde e Assistência Social. A iniciativa visa, ainda, a reinserção social, ocupacional, familiar e comunitária do público alvo e, além disso, proporcionar o desenvolvimento da autonomia, a promoção do autocuidado e a saúde.

A ação disponibiliza vagas para homens no serviço de moradia provisória e acompanhamento psicossocial para pessoas adultas em situação de rua, risco social e que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. As instituições conveniadas são a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Leste (ADRA), Associação Sentimento Novo e Desafio Jovem.  A diretora de Políticas sobre Drogas, Juliana Portela, afirma que o planejamento de outras ações efetivas para ajudar essa população já estão em pauta. “Além da manutenção das 105 vagas já ofertadas, temos a perspectiva de ampliar a oferta do serviço em mais 150 vagas com o lançamento de um novo chamamento público, a ocorrer futuramente”, disse.

O estudante Giovani Silva, 23 anos, disse ao Farol da Bahia que começou a ingerir bebida alcoólica na adolescência. Segundo ele, esse contato com a bebida começou durante festas com os amigos e, depois de um curto período de tempo, foi apresentado a maconha. Giovani Silva afirma, ainda, que antes o contato com a droga era esporádico, mas que na pandemia o consumo aumentou.

“Durante a pandemia, meu vício aumentou. Fiquei muito ansioso no isolamento social e só conseguia pegar no sono depois de fumar, por exemplo. Eu fumava maconha todos os dias da semana, sem exceção”, afirmou. “Agora, estou me cuidando. Tenho acompanhamento profissional e comecei a fazer terapia para me ajudar com a ansiedade. Essa ação de conscientizar a população e ajudar os usuários de drogas é muito importante. Na maioria das vezes, uma pessoa só percebe que está dependente das drogas quando realmente não consegue mais controlar o uso”, disse.
    
Dados

Uma pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), realizada no ano passado, mostra que 35% dos adultos, na faixa etária dos 30 aos 39 anos de idade, fizeram uso exagerado de álcool durante a pandemia, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendar que os países limitassem a venda de bebidas alcoólicas.

Além disso, dados do Ministério da Saúde mostram que, nas redes credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o socorro por uso de alucinógenos cresceu 54% de março a junho do ano passado, em comparação com o mesmo período de 2019. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102