Prova de vida do INSS será no mês de aniversário em 2022

A obrigatoriedade da prova de vida se mantém suspensa até o fim deste ano

[Prova de vida do INSS será no mês de aniversário em 2022]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

De acordo com a nova portaria anunciada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a prova de vida em 2022 terá um novo calendário. A partir do próximo ano, a data para a realização do procedimento acontece no mês de aniversário dos beneficiários. A nova regra passa a valer em janeiro.

A obrigatoriedade da prova de vida se mantém suspensa até o fim deste ano, dessa forma, até dezembro o processo não é obrigatório e bloqueios nos benefícios não podem ser feitos pelo INSS.

Por outro lado, de acordo com a portaria, o segurado que se dirigir ao banco até o final deste ano pode realizar a atualização cadastral. As instituições financeiras são obrigadas a fornecer essa opção.

Segundo dados do INSS, agora, mais de 7,3 milhões de aposentados e pensionistas não terão seus benefícios suspensos por falta de prova de vida.

A prova de vida acontece uma vez por ano no intuito de evitar fraudes e pagamentos indevidos. Devem fazer a prova de vida, todos os anos, os aposentados, pensionistas e beneficiários assistenciais há mais de um ano.


Comentários