Quase 60% dos brasileiros desenvolveram Covid-19 longa, diz pesquisa

Fadiga, ansiedade e perda de memória foram alguns dos sintomas relatados

[Quase 60% dos brasileiros desenvolveram Covid-19 longa, diz pesquisa]

FOTO: Agência Brasil

Dados da Rede de Pesquisa Solidária em Políticas Públicas e Sociedade, divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostram que quase 60% dos brasileiros desenvolveram Covid-19 longa, tendo apresentado sintomas durante, pelo menos, três meses após a fase aguda da infecção. Para chegar ao resultado, os pesquisadores utilizaram um questionário on-line divulgado por e-mail e nas redes sociais. 

Para a análise, foram considerados os 1.230 participantes que responderam ter tido seu diagnóstico de Covid-19 confirmado por teste PCR. Desses, 720 mantiveram sintomas por três meses ou mais, e 496 relataram ainda não estar totalmente recuperados no momento da pesquisa. Os efeitos prolongados da doença foram mais frequentes entre os indivíduos não vacinados e mais de 80% dos participantes com Covid-19 longa demandaram serviços de saúde por causa da persistência dos sintomas.

A pesquisa aponta ainda que fadiga, ansiedade, perda de memória e queda de cabelo foram alguns dos principais sintomas apontados pelos participantes. Ao todo, eles citaram mais de 50 sintomas persistentes, agrupados em dez categorias: cardiovasculares/coagulação, dermatológicos, endócrino-metabólicos, gastrointestinais, músculo-esqueléticos, renais, respiratórios, neurológicos e de saúde mental, além de sintomas gerais, como dor e tontura. Os resultados do estudo estão na nota técnica nº 44 da Rede de Pesquisa, publicada em janeiro.


 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Governo tem potencial de influência em 78 cadeiras de conselhos de empresas abertas]

Dos 241 assentos em 31 empresas com registro ativo na CVM e participação acionária da União Federal ou de estatais, 32,4% podem ser usados

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!