Satélite pioneiro vai entrar na atmosfera fora de controla e deve espalhar fragmentos no mar

A agência não pode prever com exatidão quando e onde especificamente o satélite entrará na atmosfera da Terra

[Satélite pioneiro vai entrar na atmosfera fora de controla e deve espalhar fragmentos no mar]

FOTO: Heospace via ESA

Um satélite europeu pioneiro na década de 1990 com cerca de 2,3 toneladas está prestes a reentrar de forma não controlada na atmosfera terrestre. Mas isso não é motivo para alarde.

O chamado ERS-2, lançado há quase 30 anos como o mais sofisticado objeto de observação da Terra desenvolvido e lançado pela Europa na época, está previsto para se fragmentar durante o processo, com a maioria das suas partes esperadas para queimar na reentrada, informou a Agência Espacial Europeia (ESA).  

Mesmo assim, como a volta ao nosso planeta do satélite que operou até 2011 será "natural" (objetos com massas do tipo reentram na atmosfera da Terra a cada uma ou duas semanas), a agência não pode prever com exatidão quando e onde especificamente o satélite entrará na atmosfera da Terra.   

"O satélite está sob observação frequente e estamos rastreando sua altitude orbital à medida que ele decai", explicou a agência em um comunicado no começo do mês.

Ainda segundo a ESA, é possível que alguns fragmentos do satélite alcancem a superfície terrestre, onde é provável que caiam no oceano. No entanto, é importante ressaltar que nenhum desses fragmentos conterá substâncias tóxicas ou radioativas.

"Os riscos associados às reentradas de satélites são muito baixos", acrescentou a agência.  


Comentários