Saúde da pele e pelagem do pet requer rotina de cuidados

Veterinário lista 5 cuidados para manter a pelagem e pele dos cães saudáveis

[Saúde da pele e pelagem do pet requer rotina de cuidados]

FOTO: Freepik

Cuidar dos pelos e pele dos cães é muito importante e deve fazer parte de uma rotina diária de cuidados. “A pele é um órgão como qualquer outro e, portanto, demanda alguns cuidados por parte do tutor que, quando realizados corretamente, podem prevenir doenças graves”, explica o veterinário Ricardo Cabral.

São alguns exemplos de doenças que o animal pode contrair quando sua pelagem e pele não são cuidadas adequadamente, são elas, infecções, sarnas, alergias, fungos, pulgas, carrapatos e feridas.
 
Com intuito de garantir uma melhor qualidade de vida para os pets, o veterinário dá 5 dicas para manter seus pelos e pele saudáveis. Confira:
 
Utilize shampoos e condicionadores adequados 

“A espessura e o pH da pele dos cães e gatos são exemplos de características diferentes da pele humana. A possibilidade do pet contrair alguma doença de pele é grande quando ele é submetido a banhos com produtos que não sejam específicos para animais”, explica o veterinário. Os shampoos e condicionadores exclusivos para cães e denominados como terapêuticos são os mais adequados e eficientes.
 
Prevenção contra pulgas e carrapatos

Carrapatos e pulgas são parasitas que se alimentam de sangue, causando desconforto ao animal, que se coça excessivamente para tentar retirá-los de seu corpo, além de serem responsáveis pela transmissão de graves doenças, sendo que algumas delas podem ser transmitidas também para as pessoas.

“Para combater essas pragas, é extremamente necessária a utilização de antiparasitários, mesmo que você não veja os parasitas sobre a pele dos animais. Eles estão disponíveis no mercado em diversas versões: spray e pipetas para aplicação nos pelos, e coleiras – ambas para combater pulgas e carrapatos - além de comprimidos para controle e tratamento do parasitismo interno dos cães”. 

Escovação dos pelos 

Escovar os pelos do pet diariamente é essencial para retirar o excesso de pelos e pele mortas, além de outros potenciais alérgenos e evitar nós que podem causar incômodo ao animal. “O mais legal dessa ação é que, além de ser importante para a saúde do pelo, é um momento de interação entre o tutor e o pet, que vai adorar ter atenção exclusiva para ele”, comenta.

Cuidados com a alimentação

Assim como os humanos, a alimentação do pet precisa ser saudável e balanceada para que sua pele e pelo também estejam saudáveis e brilhosos. “Algumas doenças da pele e cães e gatos podem estar relacionadas às deficiências nutricionais e má alimentação”, explica Cabral. Exemplos de nutrientes relacionados à saúde da pele e dos pelos são os ácidos graxos essenciais ômegas 3 e 6 e Vitamina E. Além disso, disponibilizar sempre água limpa e fresca também é um fator que auxilia diretamente no bem-estar do pet.

Proteção contra o clima

O clima é um fator que pode impactar diretamente na pele do animal. No calor, é necessário atentar-se com os raios solares que, dependendo da intensidade, podem ser prejudiciais à saúde do pet, especialmente aqueles com pelagem branca e pelos curtos. A proliferação de parasitas também pode se intensificar no período quente. Já no frio, assim como os humanos, a atenção vai para o ressecamento da pele, que podem trazer coceiras e acarretar no aparecimento de dermatites.

“Para evitar que esses problemas aconteçam, no frio é aconselhável que o tutor evite dar banhos com frequência e que utilize shampoos, condicionadores, sprays ou pipetas que sejam hidratantes de pele para o pet. No calor, é preciso tomar cuidado com a exposição excessiva ao sol, a hidratação constante com água fresca e a escovação diária dos pelos. Também pode ser necessária maior frequência do uso de antiparasitários”, finaliza. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Lei que reestrutura carreira de professor indígena é sancionada na Bahia ]

A regulamentação foi publicada na edição do Diário Oficial desta quarta (24)

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!