Síndrome Vexas: pesquisadores afirmam que condição é mais comum do que se imagina

Doença mata quase metade dos pacientes dentro de cinco anos após o diagnóstico

[Síndrome Vexas: pesquisadores afirmam que condição é mais comum do que se imagina]

FOTO: Reprodução/Pixabay

Um estudo norte-americano, publicado no Jornal da Associação Médica Americana, traz novidades sobre a recém-descoberta síndrome Vexas, uma condição que leva à morte metade das pessoas dentro de cinco anos após o diagnóstico. Embora a síndrome seja considerada rara, pesquisadores da NYU Grossman School of Medicine afirmam que ela é mais comum do que se imaginava. No entanto, identificá-la ainda é um desafio.  

"Agora que sabemos que a síndrome Vexas é mais comum do que muitos outros tipos de condições reumatológicas, os médicos precisam adicionar essa condição à sua lista de possíveis diagnósticos quando confrontados por pacientes com inflamação persistente e inexplicada e baixa contagem de células sanguíneas ou anemia", afirmou em comunicado o geneticista David Beck, que liderou a pesquisa.

Pacientes com a síndrome Vexas geralmente apresentam febres sem explicação, baixos níveis de oxigênio no sangue. Além disso, há sintomas relacionados a um sistema imunológico hiperativo, que pode causar inflamações.

No estudo, os pesquisadores analisaram dados de saúde de 163.096 moradores do estado norte-americano da Pensilvânia. Doze deles apresentaram uma mutação genética chamada UBA1, sendo que todos apresentavam sintomas de Vexas. Estatisticamente, o número representa 4.269 homens e 26.238 mulheres com mais de 50 anos com probabilidade de desenvolver a síndrome, um achado que, segundo os autores, demonstra uma prevalência mais alta do que muitas outras doenças, como a vasculite.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!