Três anos de pandemia: Covid-19 tirou a vida de mais de 6 milhões de pessoas

Números ainda mostram necessidade de prevenir a doença

[Três anos de pandemia: Covid-19 tirou a vida de mais de 6 milhões de pessoas]

FOTO: Reprodução/Pixabay

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a emergência causada pelo coronavírus atingiu o patamar de uma pandemia, em 11 de março de 2020, mais de 759 milhões de casos de Covid-19 foram registrados no mundo. Nestes três anos, o coronavírus descoberto em Wuhan, na China, tirou a vida de 6,8 milhões de pessoas.

No Brasil, as mortes chegaram a 700 mil, em um universo de 37 milhões de casos já diagnosticados. O primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus foi identificado no Brasil no final de fevereiro de 2020, enquanto a Europa já registrava centenas de casos. A declaração de transmissão comunitária no país veio em março, mês em que também foi registrada a primeira morte pela doença.

Em abril, em meio ao isolamento social, o governo enviou ao Congresso Nacional proposta de criação de auxílio emergencial. Ainda em 2020, estudos sobre a vacina contra Covid-19 avançaram. Em janeiro de 2021, o Brasil começa a vacinar grupos prioritários, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da CoronaVac e da Oxford.

O avanço da vacinação foi essencial para o controle da pandemia. A Covid-19, no entanto, ainda não deixou de existir. Na última semana epidemiológica, segundo dados do DataSUS, a doença causada pelo novo coronavírus fez 330 vítimas. O número mostra que ainda é necessária atenção à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento da doença.

Primeiros casos

O primeiro caso confirmado de Covid-19 no Brasil ocorreu em São Paulo, em 26 de fevereiro de 2020. Um homem de 61 anos, residente da capital paulista, que tinha feito uma viagem para a Itália entre 9 e 21 de fevereiro, é considerado o primeiro registro de contaminação da doença no país.

Na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o primeiro caso da doença em 6 de março de 2020. Na época, a pasta informou que tratava-se de uma mulher de 34 anos, moradora de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, que tinha retornado da Itália em 25 de fevereiro. 

Primeiras mortes

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a primeira morte por Covid-19 no país ocorreu em 12 de março de 2020, em São Paulo. A vítima era do sexo feminino, tinha 57 anos. Na Bahia, a Sesab registrou a primeira morte no dia 29 de março de 2020. O paciente era um homem de 74 anos, que estava internado em um hospital privado de Salvador. Ele estava entubado e em diálise contínua. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!