Tribunal Internacional diz que Rússia responderá por crimes em Bucha

Localizada em Kiev, cidade foi ocupada por forças russas em março

[Tribunal Internacional diz que Rússia responderá por crimes em Bucha]

FOTO: Reprodução/Redes Sociais

O promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, disse na última terça-feira (26), durante entrevista à CNN, que haverá “um caso a ser respondido no devido tempo” sobre os supostos crimes de guerra da Rússia na cidade ucraniana de Bucha. De acordo com a emissora, ele fez comentários sobre o assunto enquanto revisava imagens compartilhadas por promotores ucranianos.

“Vamos chegar à verdade porque não há lugar para se esconder no tribunal. Quaisquer que sejam as narrativas e contranarrativas, as evidências devem ser devidamente testadas, e haverá – eu acho – um caso para ser respondido no devido tempo”, disse Khan.

Localizada em Kiev, Bucha foi ocupada por forças russas em março. As fotos, que foram tiradas de 5 a 7 de março, mostram os corpos de civis espalhados pelas ruas de vários locais da cidade. O Kremlin negou qualquer envolvimento nos assassinatos em massa de civis na Ucrânia, enquanto reitera alegações de que imagens de corpos nas ruas de Bucha são “falsas”.

Khan, por sua vez, apontou desinformação. “Aqueles corpos que estão nesses sacos na tela não são falsos. Eu os vi. Fiquei ao lado deles. A questão é como eles morreram, quem é o responsável e em que circunstâncias”, disse. “Precisamos avançar de uma maneira que talvez seja muito mais eficaz do que no passado”, completou Khan, sugerindo questões jurisdicionais enfrentadas pelo TPI.
 

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Prefeituras-Bairro seguem com serviço de regularização eleitoral até dia 8]

Alistamento, transferência do título de eleitor para Salvador e revisão de dados eleitorais estão entre os serviços oferecidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!