Veneno de cobra pode ser utilizado para controle de hemorragia, afirma estudo

Substâncias foram encontradas em duas espécies: pseudonaja textilis (cobra-marrom) e echis carinatus (saw-scaled viper)

[Veneno de cobra pode ser utilizado para controle de hemorragia, afirma estudo]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, na Austrália, revelou que foram encontradas proteínas em venenos de cobras que podem ser usadas para acelerar o processo de coagulação do sangue de um ser humano. Sendo assim, o veneno pode se tornar um medicamento para controlar hemorragias.

Conforme a equipe de pesquisa do Instituto Australiano de Bioengenharia e Nanotecnologia (AIBN) da universidade, liderada pela pesquisadora e pós-doutorada Amanda Kijas, foram encontradas proteínas nos venenos de duas cobras: pseudonaja textilis (cobra-marrom) e echis carinatus (saw-scaled viper) — ambas são encontradas facilmente na Austrália.

As substâncias são utilizadas para a elaboração de um gel que poderá ser vendido em farmácias. Além disso, será usado por paramédicos ou militares em zonas de combate. Dessa forma, o gel pode ser aplicado em um paciente para parar o sangramento até que ele seja levado ao hospital.

“A pesquisa mostra que há cinco vezes menos perda de sangue e os coágulos se formam três vezes mais rapidamente quando o gel de veneno é aplicado, em comparação com o processo natural do corpo. Isso inclui até mesmo pessoas com hemofilia e aquelas que usam anticoagulantes”, afirma Amanda Kijas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!