Votação na Câmara pode deixar de fora candidata de Witzel para prefeitura do Rio em 2020

Líderes do centrão negociam a votação

[Votação na Câmara pode deixar de fora candidata de Witzel para prefeitura do Rio em 2020]

FOTO: Agência Brasil

Uma votação na Câmara dos Deputados pode impactar nos planos do governador do Rio, Wilson Witzel (PSC) em 2020. Liderança do centrão negociam a votação, ainda este ano, de uma proposta que afeta diretamente as prerrogativas de integrantes do Poder Judiciário disputar cargos eletivos. 

A intenção dos parlamentares é votar um projeto que estipula um tempo mínimo de três anos fora do Judiciário para que ex-juízes e integrantes do Ministério Público possam disputar algum cargo. 

O projeto que cria uma quarentena para juízes é uma resposta dos parlamentares ao chamado “ativismo judicial”. Eles consideram que magistrados têm sido eleitos por usarem o cargo como palanque. A proposta é alterar o Estatuto da Advocacia e aumenta de seis meses para três anos a quarentena. 

Pela eventual nova regra, Witzel não conseguiria emplacar o nome da juíza do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) Glória Heloíza Lima da Silva para prefeitura do Rio. A magistrada da Vara de Infância tomou posse como desembargadora em maio e não teria tempo suficiente.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!