Araújo confirma que o Itamaraty apoiou a importação da Cloroquina

Ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo depõe na CPI da Covid

[Araújo confirma que o Itamaraty apoiou a importação da Cloroquina]

FOTO: Divulgação

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo afirmou na CPI da Covid nesta terça-feira (18) que o Itamaraty apoiou a importação da Cloroquina.

"Houve busca por cloroquina. Em função de um pedido do Ministério da Saúde, procuramos viabilizar insumos para hidroxicloroquina. É um remédio para doenças crônicas. É necessário que tenha seu estoque preservado e esse estoque havia baixado", explicou.

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), acusou o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo de mentir no depoimento à comissão

Aziz interrompeu as perguntas que o relator fazia para Ernesto. O presidente quis alertar o ex-ministro que ele deveria falar somente a verdade na CPI. Para Aziz, Ernesto se desviou desse propósito quando disse que não promoveu nenhum atrito com a China.

O Senador Renan Calheiros lembrou ataques de Eduardo Bolsonaro, Weintraub e do próprio Boslonaro à China.

"Por que o governo Bolsonaro tem sido tão hostil com a China?", questionou Renan.

"Não vejo hostilidade com a China. Nosso comércio com a China aumentou durante esse governo. [...] Não se pode ver no comércio nenhum indício da piora da relação".

Durante a gestão de Araújo no Itamaraty, no entanto, o Brasil ficou cerca de 10 meses sem estabelecer contato com a embaixada da China no país – o rompimento de relações teve início após o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) criticar publicamente o país asiático e o embaixador Yang Wanming.


Comentários