/

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

Atenção Primária reforçada

Notícias
Editorial

Atenção Primária reforçada

Por Editorial
Atenção Primária reforçada
Foto: Reprodução

A Atenção Primária situa-se, fundamentalmente, no campo da saúde preventiva, devendo ser priorizada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme determinação constitucional. Em outras palavras, é a porta de entrada do brasileiro no SUS. Ainda antes da chegada de 2020, é louvável que o governo federal mostre preocupação com este setor. 

Na última semana, foi publicada no Diário Oficial uma portaria que credencia os primeiros 319 municípios, em 23 estados, que já recebem apoio financeiro para a contratação de gerentes dos serviços de saúde da Atenção Primária. 

É a área que cuida e acompanha problemas de saúde mais frequentes do cidadão, como diabetes e hipertensão, doenças que levam muitos pacientes às unidades de pronto atendimento de todo o Brasil, ou seja, que demanda atendimento rápido e eficaz para se evitar horas e horas de espera e tumultos. Trazer novos gerentes de Atenção Primária é otimizar os fluxos de atendimento ao cidadão. 

Ao todo, estas cidades contarão com 1.084 gerentes, responsáveis por administrar as unidades, garantindo maior organização dos serviços e, com isso, maior acesso e qualificação do atendimento prestado ao cidadão que procura o Sistema Único de Saúde (SUS). 

É, enfim, um profissional imprescindível para a organização e qualificação do processo de trabalho das unidades de saúde da Atenção Primária.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102