CCJ do Senado vota nesta terça projeto para retomar prisão após 2ª instância

Em novembro, STF derrubou prisão depois de condenação na segunda instância

[CCJ do Senado vota nesta terça projeto para retomar prisão após 2ª instância]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

Nesta terça-feira (10), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pode votar projeto que permite a retomada da prisão após a condenação em segunda instância.

Tal proposta é o primeiro item da pauta da CCJ. Se aprovado, o texto poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados, por ter caráter terminativo.

Todavia, o plenário do Senado só analisará o tema se houver recurso por parte de senadores, e parlamentares contrários ao projeto já avaliam apresentá-lo.

Mês passado o Supremo Tribunal Federal (STF) mudou o entendimento adotado desde 2016 e, por 6 votos a 5, derrubou a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância.

Para a maioria dos ministros, uma pessoa condenada na Justiça só pode ter a prisão decretada quando houver o trânsito em julgado, isto é, quando se esgotarem todas as possibilidades de recurso em todas as instâncias.

O texto em pauta altera o artigo 283 do Código de Processo Penal (CPP) para permitir a prisão de condenados por órgão colegiado – na prática, um tribunal de segunda instância.

Atualmente, para a prisão, esse artigo prevê a necessidade de sentença condenatória transitada em julgado.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!