CNI: Indústria migra do Sudeste para demais regiões em 10 anos

A Bahia se destaca por ter sido o estado que mais ganhou importância na produção da indústria de transformação no período

[CNI: Indústria migra do Sudeste para demais regiões em 10 anos]

FOTO: Reprodução/G1

O estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado nesta segunda-feira (17) aponta que a indústria brasileira reduziu sua participação no Sudeste e aumentou nas demais regiões do país.  

O levantamento mostra que, em uma década, São Paulo perdeu 5,5 pontos percentuais de participação na produção manufatureira do Brasil, a maior queda entre os 26 estados e o Distrito Federal. A pesquisa compara os biênios 2007-2008 e 2017-2018. O Rio Janeiro obteve o segundo pior desempenho, com recuo de 1,1 ponto percentual.

De acordo com o economista-chefe da CNI, Renato da Fonseca, São Paulo continua sendo o principal parque industrial, mas a indústria brasileira tem migrado do Sudeste, que perdeu 7,5 pontos percentuais na indústria de transformação, principalmente para as regiões Sul e Nordeste, que aumentaram 3,2 pontos e 2,9 pontos respectivamente.

São Paulo responde atualmente por 38,15% do valor adicionado da indústria de transformação, o segundo colocado, Minas Gerais, tem 10,09%.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, informou que essa diversificação regional é positiva e colabora para o desenvolvimento econômico de outras regiões. "A indústria usualmente paga os melhores salários e fermenta indústrias menores dentro da mesma cadeia produtiva e alavanca os outros setores, como o de serviços”, avalia.

Conforme o estudo, o Pará foi o estado que mais ganhou espaço na produção industrial nacional total, em razão do crescimento de sua indústria extrativa, sobretudo da extrativa mineral, e aumentou 1,5 ponto percentual. Junto com o Pará, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, formam o grupo dos cinco estados de melhor desempenho.

Além deles, a Bahia se destaca por ter sido o estado que mais ganhou importância na produção da indústria de transformação no período. Sua participação também aumentou em 1,5 pontos.

Mesmo com o movimento de descentralização da indústria total – extrativa, transformação, construção e serviços industriais de utilidade pública – cerca de 80% da indústria brasileira estão concentradas no Sul e Sudeste do Brasil.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vitória da Conquista tem 'Feira Saúde Mais Perto' com serviços gratuitos]

Serviços como emissão de segunda via do RG e de antecedentes criminais de serão oferecidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!