Depois de expulsão, Gabriel Monteiro se reapresenta e será reintegrado à Polícia Militar

Policial é acusado de faltar serviço e não prestar satisfação sobre ocorrido

[Depois de expulsão, Gabriel Monteiro se reapresenta e será reintegrado à Polícia Militar]

FOTO: Reprodução/Redes Sociais

Depois de ser expulso da PM por deserção, o policial e youtuber Gabriel Monteiro se reapresentou ao 34º BPM (Magé) na última quarta-feira (5) e será reintegrado à corporação. A medida está prevista no regulamento interno da PM. Segundo informado pela corporação, Gabriel "será reintegrado à tropa e responderá em liberdade pelo crime de deserção, assim como continuará incurso na Comissão de Revisão Disciplinar (CRD), instaurada contra ele anteriormente por quebra de hierarquia". O procedimento pode acarretar na exclusão definitiva da corporação.

Deserção negada

A expulsão de Gabriel Monteiro havia sido publicada no boletim da PM da última terça-feira (4). O policial teria faltado o serviço ao qual foi escalado no dia 22 de julho deste ano e seguiu até o dia 31 sem prestar satisfação sobre o paradeiro à corporação. No total ele completou oito dias ausente, o que se caracteriza como crime de deserção, conforme prevê o artigo 187 do Código Penal Militar. 

De acordo com nota encaminhada pela PM"o comando da unidade enviou viatura ao endereço do policial, diariamente, a partir do segundo dia de ausência, repetindo o procedimento até completar o prazo. Em nenhuma dessas visitas o policial foi localizado".

A corporação também acrescentou que o policial "por faltar ao serviço 52 vezes durante o período em que trabalhou efetivamente como militar e de cometer outras transgressões, recebeu conceito 'mau' em sua ficha disciplinar, a pior das cinco classificações previstas no regulamento da Corporação: excepcional, ótimo, bom, insuficiente e mau". Ainda segundo afirmado pela corporação, desde que foi transferido para o 34º BPM, em março deste ano, Gabriel "foi escalado em 45 serviços, tendo faltado a 20 dentre os quais, apenas seis de forma justificada".

Na última quarta-feira (5), Gabriel disse estar de licença médica no período. Porém, de acordo com a PM, "o documento não foi apresentado pelo policial militar ao comando do 34º BPM".

Outros processo respondido

Gabriel Monteiro já respondia por um processo administrativo disciplinar deste março deste ano, quando teve o porte de arma suspenso. O policial, que também é youtuber e tem mais de três milhões de seguidores nas redes sociais teria cometido uma  "transgressão disciplinar de natureza grave", segundo a corregedoria da PM, ao tratar  "de forma desrespeitosa" o ex-comandante geral da PM, coronel Ibis Silva Pereira. Este processo também pode acarretar na expulsão de Monteiro.


Comentários