Edital da Ancine é mantido após o TRF-2 negar recurso da União

Segundo a justiça, a suspensão foi motivada por discriminação de orientação sexual e identidade de gênero

[Edital da Ancine é mantido após o TRF-2 negar recurso da União]

FOTO: Divulgação

O edital da Agência Nacional do Cinema (Ancine), voltado para o financiamento de obras audiovisuais, em sua maioria com conteúdo LGBT, foi mantido nesta quinta-feira (11) pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, após ter sido suspenso pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra.

Além de manter o edital, o TRF-2, através de uma liminar, determinou que a Ancine faça a retomada do processo de seleção dos projetos audivisuais.

Em agosto deste ano, o ministro da Cidadania Osmar Terra suspendeu o edital por 180 dias, um dia após os projetos terem sido criticados pelo presidente Jair Bolsonaro. A maioria dos documentários eram compostas por conteúdos vinculados a questões LGBT.

Segundo o governo federal, a suspensão foi realizada por falta de recursos, mas a 11ª Vara Federal do Rio de Janeiro avaliou que o argumento não foi comprovado, pois a Portaria 1.576 apontava como motivo para a suspensão do edital a "necessidade de recompor os membros do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual", não mencionando nada sobre eventual escassez de recursos.

Ainda segundo a 11ª Vara Federal do RJ, a ação constitui ato de improbidade administrativa por ter sido movida por discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das Mães: história real sobre tentativas, perdas e a realização de um sonho! ]

No livro "Todas as minhas mortes", Paula Klien apresenta uma narrativa visceral que retrata todas as vezes em que precisou renascer

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!