Egito vai receber de volta sarcófago de ouro roubado em 2011

Peça foi levada do país, passou por uma rede de tráfico internacional, até ser comprada pelo museu de Nova York

[Egito vai receber de volta sarcófago de ouro roubado em 2011]

FOTO: Reprodução/Manhattan District Attorney

O Egito receberá de volta o sarcófago de ouro, avaliado em US$ 4 milhões, que havia sido roubado em 2011 e foi parar em uma exposição no Metropolitan Museum of Art, em Nova York.

De acordo com as autoridades americanas, a devolução foi proposta quando souberam que o objeto havia sido roubado no ano da revolta contra o então presidente do Egito, Hosni Mubarak.

Com 1,8 metros de comprimento e banhado a ouro, o sarcófago foi montado para a múmia de Nedjemankh, um alto sacerdote do deus Heryshef. E segundo o site do museu, ele foi decorado com cenas e textos hieroglíficos destinados a guiar o líder religioso em sua jornada para a vida eterna.

Crime 

Autoridades dos Estados Unidos, Egito, Alemanha e França concluíram, em uma investigação conjunta, que o sarcófago foi roubado do Egito em 2011, na região de Minya, após a Revolução Egípcia.

E de acordo com o site da promotoria do distrito de Manhattan, os criminosos contrabandearam o objeto para fora do Egito e transportaram pelos Emirados Árabes Unidos, depois para a Alemanha, onde foi restaurado, e para a França, onde foi vendido ao Metropolitan Museum of Art em julho de 2017.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!