Governo Federal avalia comprar pílulas da Pfizer contra Covid-19

Ministério da Saúde deve enviar solicitação para uso do novo medicamento à Anvisa nas próximas semanas

[Governo Federal avalia comprar pílulas da Pfizer contra Covid-19]

FOTO: Reprodução

Diante do elevado número de casos positivos de Covid-19 no Brasil, muito motivado pelo avanço da variante Ômicron, o Ministério da Saúde estuda a possibilidade de comprar a pílula antiviral Paxlovid contra o novo coronavírus, produzida pela Pfizer.

O laboratório deve enviar uma solicitação de autorização para uso do novo medicamento à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nas próximas semanas. Segundo a farmacêutica, a pílula tem 89% de eficácia na prevenção de hospitalizações e mortes de pacientes de alto risco contaminados pela covid-19.

A pasta avalia a possibilidade de adquirir o imunizante da farmacêutica. No entanto, ainda não existe previsão de quando o país receberia doses do remédio nem da quantidade de pílulas que poderiam ser enviadas ao Brasil.

Como informou o Ministério da Saúde ao Metrópoles, para avançar nas tratativas e na avaliação de uso do Paxlovid na rede de saúde brasileira, o medicamento precisar ter sua utilização e comercialização autorizadas pela Anvisa. No entanto, caso a autorização da agência for para registro definitivo, a incorporação do medicamento ao SUS deverá ser avaliada pelo plenário da Conitec.

Até o momento, não há estimativa de valor do investimento brasileiro, já que tudo depende do volume a ser adquirido e das negociações com o laboratório. A princípio, os remédios dessa aquisição serão destinados às unidades do SUS, não à rede particular de farmácias e hospitais.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!