Morre aos 88 anos o cartunista argentino Quino, criador da Mafalda

Informação foi divulgada no final da manhã desta quarta-feira (30)

[Morre aos 88 anos o cartunista argentino Quino, criador da Mafalda]

FOTO: Reprodução/Ser Argentino

O cartunista Joaquín Salvador Lavado, mundialmente conhecido como Quino, faleceu aos 88 anos nesta quarta-feira (30). Segundo informações do jornal argentino Público. Quino alcançou a fama por seus quadrinhos e por sua personagem mais conhecida: a pequena Mafalda. A causa da morte ainda não foi divulgada. 

Filho de imigrantes espanhóis da região da Andaluzia, nasceu na cidade de Mendoza em 17 de julho (embora os registros oficiais indiquem que ele nasceu em 17 de agosto). Desde seu nascimento ele foi chamado de Quino para distingui-lo de seu tio Joaquín Tejón, pintor e designer gráfico.  

Aos treze anos se matriculou na Escola de Belas Artes, mas em 1949 abandonou o curso por estar "cansado de desenhar ânforas e gessos" e desde então iniciou sua carreira como cartunista e humorista e aos 18 anos mudou-se para Buenos Aires. Em 1954 ele publicou sua primeira tira. Em 1963 surge o seu primeiro livro de humor, “Mundo Quino” e em 1964 a revista Primera Plana apresenta Mafalda pela primeira vez. As tirinhas foram desenhadas durante nove anos, entre 1964 e 1973.

Malfalda é a tirinha latino-americana mais vendida do planeta

Quino colecionou prêmios ao longo da carreira. Entre os mais prestigiosos estão a Ordem Oficial de Honra do Governo Francês e o Prêmio Príncipe de Astúrias de Comunicação e Humanidades, recebido em 2014, quando Mafalda completou 50 anos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[TRF-1 suspende multa do Ibama contra Bolsonaro por pescaria]

Desembargador concluiu que não havia provas de que o ex-presidente cometeu crime ambiental

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!