Nova subvariante da Ômicron pode causar onda de Covid no Brasil, alerta especialista

O Ômicron BQ.1 é mais transmissível mesmo entre pessoas vacinadas

[Nova subvariante da Ômicron pode causar onda de Covid no Brasil, alerta especialista]

FOTO: Niad-National Institute Of Allergy and Infection

A subvariante Ômicron BQ.1 no Brasil tem potencial de provocar nova onda de Covid-19 no Brasil, de acordo com o médico pediatra especialista em vacina Eduardo Jorge da Fonseca Lima, representante da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) em Pernambuco. As informações são da Metrópole. 

Os sequenciamenos genômicos identificaram a nova sublinhagem em três estados brasileiros: o Amazonas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, somente nas últimas duas semanas. No entanto, ela já circula em outros países, como França, Alemanha e Estados Unidos. 

“É muito provável que tenhamos um aumento significativo de casos de Covid-19 por causa da Ômicron BQ.1 nas próximas duas ou três semanas. Podemos ter uma nova onda”, afirma Lima.

As mutações sofridas pela nova sublinhafem aumentaram o poder de escape da resposta imunológica, ou seja, se torno mais acessível mesmo entre pessoas vacinadas. 

No entanto, de acordo com Lima, a letalidade não é alta. A maioria dos casos são leves e moderados, e as taxas de hospitalização e óbito seguem controladas no exterior, especialmente entre os vacinados.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!