ONU: cerca de 110 mil crianças e adolescentes morreram por HIV/Aids em 2021

São 2,7 milhões de jovens vivendo com HIV, com 310 mil novas infecções

[ONU: cerca de 110 mil crianças e adolescentes morreram por HIV/Aids em 2021]

FOTO: Unicef/Karin Schermbrucke

Segundo dados mais recentes do relatório global do Fundo das Nações Unidas para Infância, Unicef, cerca de 110 mil crianças e adolescentes, de zero a 19 anos morreram de causas relacionadas à Aids em 2021. Atualmente, o número de jovens vivendo com HIV é de 2,7 milhões, com 310 mil novas infecções.

A agência alerta que o progresso na prevenção e tratamento do HIV em crianças, adolescentes e grávidas quase estagnou nos últimos três anos. E muitas regiões permanecem sem cobertura e serviços de saúde após a pandemia. Nos países mais afetados, a cobertura para crianças ficou em 56% em 2020, mas caiu para 54% no ano passado.

Entre as razões para esse declínio estão a pandemia de Covid-19 e outras crises globais, que aumentaram a marginalização e pobreza, mas também é um reflexo da diminuição da vontade política e de uma resposta debilitada à Aids em crianças.

A chefe adjunta de HIV/Aids do Unicef, Anurita Bains, alerta que, embora as crianças tenham ficado muito atrás dos adultos na resposta à Aids, a estagnação observada nos últimos três anos é sem precedente, colocando muitos jovens em risco de doença e morte. Para ela, “a cada dia que passa sem progresso, mais de 300 crianças e adolescentes perdem a luta contra a Aids.”


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!