Pets também sentem frio: confira dicas que fazem a diferença no bem-estar do animal

Clima de inverno pede uma atenção maior para quem tem cães e gatos em casa

[Pets também sentem frio: confira dicas que fazem a diferença no bem-estar do animal]

FOTO: Reprodução

O clima de inverno pede uma atenção maior para quem tem o cães e gatos em casa, já que  às mudanças de temperatura, como ventos e chuvas, comuns nessa época do ano, podem causar um desconfortos aos seus bichinhos. Os pets também sentem frio e algumas dicas simples fazem a diferença no bem-estar do animal. Confira:

Quando colocar roupinha

“É adequado colocar roupinhas quando as temperaturas estão mais baixas, principalmente em animais de idades extremas, como filhotes e idosos”, informa a veterinária, Bárbara Cássia. Ela explica que os filhotes não apresentam uma regulação da temperatura corporal tão efetiva como os adultos, enquanto os bichos mais velhinhos possuem menor massa de gordura e muscular e encontram dificuldade em manter a termorregulação adequada.

 Animais de pelo curto e mais magros também podem precisar ser aquecidos com o uso de roupinhas, meias ou cobertas. “A vestimenta ajuda a fazer o papel de ‘isolante térmico’, mantendo e diminuindo a troca de calor com o ambiente”, completa.

 Banhos e tosas

A temperatura e a frequência dos banhos também devem ser observadas, para que o bem-estar do animal não seja afetado. O ideal é optar por banhos mornos e secagem com secador morno. Além disso, é preciso ter cuidado com tosas excessivas, pois o pelo é o principal mecanismo de isolamento térmico. A escovação diária também representa uma boa dica para manutenção da integridade e ajuda a renovação de nova pelagem.

Saúde em dia

Todos esses cuidados devem ser acompanhados pela atenção à saúde do animal. “Além de manter o pet sempre aquecido, em ambiente limpo e seco, é importante garantir que as vacinas estejam sempre em dia, sobretudo as de viroses de fácil disseminação. O cuidado com vacinas deve ser preventivo e perene”, finaliza Bárbara.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!