Mundo
Última vez que um membro da família real britânica prestou depoimento foi em 1891, resultando em repercussões negativas
![Príncipe Harry é interrogado em caso de grampos telefônicos, fato inédito em mais de um século [Príncipe Harry é interrogado em caso de grampos telefônicos, fato inédito em mais de um século]](https://www.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/151454/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=965f5f8846b62f1)
FOTO: Reprodução
O aguardado depoimento do príncipe Harry, acontece nesta terça-feira (6), sobre um caso de grampos telefônicos, será a primeira vez em mais de 130 anos que um membro proeminente da família real britânica é interrogado em uma corte.
A última vez que isso ocorreu foi em 1891, e não foi um momento favorável para a família real.
Na ocasião, o príncipe Albert Edward, filho da rainha Victoria e futuro rei Edward VII em 1901, prestou depoimento como testemunha em um caso de injúria relacionado a um jogo de bacará no qual ele esteve presente.
Sir William Gordon-Cumming, um dos jogadores, foi acusado de trapaça, e o príncipe posicionou-se ao lado dos acusadores, resultando na condenação de Gordon-Cumming.
Reportagens da época, citadas pelo jornal The Guardian, revelam que o depoimento de Edward durou cerca de 20 minutos e o deixou notavelmente exausto e extremamente nervoso. Edward aparentava desconforto com a situação. Naquela época, era incomum que um membro da família real, ainda mais o futuro rei, comparecesse a um tribunal.
"Quando uma questão mais incisiva e objetiva lhe foi feita, notou-se que o rosto do príncipe ruborizou consideravelmente e depois empalideceu", relatou a reportagem.
O especialista em família real britânica, Richard Fitzwilliams, afirmou: "Podemos entender a partir dessa leitura por que posteriormente se decidiu que não era desejável para a família real. O episódio demonstrou que mesmo o filho da rainha não pode ser totalmente protegido do escrutínio público".
Um livro publicado em 1899 revelou uma carta de Edward na qual ele denunciava o escândalo e expressava a "dor profunda e irritação" que havia sofrido. Edward lamentava não ter sido capaz de evitar o julgamento, que permitiu à imprensa lançar ataques amargos e injustos contra ele, sabendo que estava indefeso.
Comentários
Relacionadas
Veja Também
![Boninho revela novidades do BBB24 na CCXP 23 [Boninho revela novidades do BBB24 na CCXP 23]](https://www.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/167415/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg?v=eabe22fad27ede0)
Aos detalhes...
Fique Informado!!
Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!