Quase 90% dos negócios são gerados por empresas micro, pequenas e médias, afirma ONU

Para o chefe da ONU, fortalecer essas iniciativas é ajudar a lutar contra a pobreza e criar empregos

[Quase 90% dos negócios são gerados por empresas micro, pequenas e médias, afirma ONU]

FOTO: OIT/K.B. Mpofu

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou nesta segunda-feira (27), que a pandemia de Covid-19 afetou de forma desproporcional os negócios das empresas micro, pequenas e médias. De acordo com o gestor, essas iniciativas respondem por quase 90% dos negócios do mercado global, e mais de 60% dos postos de trabalho além de metade do Produto Interno Bruto, PIB, mundial.

Além disso, Guterres citou que outros fatores que golpearam as pequenas e médias empresas como desastres naturais e a crise mundial gerada pela guerra na Ucrânia. Este ano, o lema do Dia é “Resiliência e Reconstrução”, que ressalta o papel vital dessas empresas para uma recuperação justa e sustentável.

O banco Mundial informou que serão precisos 600 milhões de novos empregos até 2030 para absorver o crescimento da força de trabalho global, por isso essas empresas se fazem prioridade para muitos governos. Nos mercados emergentes, a maioria dos empregos vem de empresas médias que absorvem sete de cada 10 contratações.

Para finalizar, António Guterres pediu que o mundo renove seu compromisso com as micro, pequenas e médias empresas para salvar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na construção de um mundo mais justo e próspero para todos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[ Sem respostas, família procura baiana que vive no Rio Grande do Sul]

Lívia Rebouças de Jesus, de 36 anos, vive no território gaúcho há nove anos com o marido e o filho.

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!