Saiba quais espécies de plantas são ideais para o seu apartamento!

Aos detalhes...

[Saiba quais espécies de plantas são ideais para o seu apartamento!]

FOTO: André Sá Gomes

O interesse das pessoas em ter plantas compondo os ambientes do lar está cada vez mais frequente. Isso porque, além de trazer a natureza e seus benefícios para perto, o paisagismo pode deixar os ambientes internos mais frescos, acolhedores e agradáveis, a partir de uma decoração humanizada e cheia de identidade. Quem gosta de incluir folhas verdes e flores em cada cantinho do imóvel, seja na sala, na janela, quarto, banheiro ou cozinha, precisa ter alguns cuidados para tornar o lar ainda mais colorido, alegre e saudável. E para ter em casa diversas opções de espécies da natureza, é necessário saber as que mais se adaptam nos espaços internos e quais combinam com o seu gosto e personalidade. De acordo com o engenheiro agrônomo e paisagista Alex Sá Gomes, “é possível ter um canto verde no apartamento desde que as necessidades de cada planta referente a luminosidade, irrigação e manejo sejam respeitadas”.

Além disso, o paisagista destaca que “o local escolhido tem que ser apropriado para a planta, e não ela se adaptar ao meio. É essencial também saber o tempo certo de rega, o que pode variar conforme as condições do ambiente, e se ela precisa de muita ou pouca luz. Também é fundamental se atentar à adubação e ao tamanho do vaso para garantir vida longa às suas plantinhas”, recomenda Alex Sá Gomes. Confira abaixo algumas dicas de Alex sobre as melhores plantas para ter no seu apartamento:

1. Jiboia

Muito popular e de fácil manejo, a Jiboia pode ser utilizada como trepadeira ou deixada com ramos pendentes - o que é uma ótima opção para preencher espaços como prateleiras e superfícies ou criar um ponto verde ao lado do sofá, por exemplo. Ela se adapta a ambientes com menor incidência de luz (meia sombra) e em pleno sol, e pode gerar muitas outras mudas de forma fácil. Precisa ser regada de duas a três vezes por semana.

2. Árvore da Felicidade

Símbolo da alegria e da boa sorte, a Árvore da Felicidade é uma planta de meia sombra, que cresce lentamente e pode atingir até 5 metros de altura. Com a folhagem verde escura e corpulenta, arbusto lenhoso e forte, ela se destaca em qualquer paisagem. “É uma planta que não gosta de ficar encharcada. Então, é recomendado regar o arbusto apenas duas ou três vezes por semana e utilizar um substrato aerado e leve”, explica Alex. 

3. Antúrio 

O Antúrio é elegante e não sai de moda. Pode aparecer em arranjos e vasos na sala, sobre a mesa ou ser uma ótima opção para o banheiro. “Você pode colocá-la próxima de uma janela ou sacada para que receba luz solar indireta e fique protegida. A rega três vezes por semana é suficiente”, comenta o paisagista.

4. Espada-de-São-Jorge

Com folhas compridas, muito resistentes e pontudas, a espada-de-são-jorge apresenta várias tonalidades diferentes de verde, o que deixa o ambiente sofisticado. Ela se adapta fácil aos espaços, deve ser regada semanalmente ou quando o solo estiver seco, e pode ser cultivada em ambientes de muita luz ou meia-sombra.

5. Zamioculca

Conhecida como “a planta que atrai boas energias”, a zamioculca é ideal para apartamentos e ambientes internos. “Ela não gosta de sol direto e também não cresce muito. Geralmente não passa de 1 metro de altura, mas seus ramos costumam se abrir e compor um visual bem marcante. É uma planta linda, com folhas grossas e aparência exótica, mas tóxica. Deve ser mantida longe de crianças e pets”, orienta o paisagista.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Garoto estilista, de 8 anos, diz que foi Gucci na vida passada! ]

O garoto criou para a estrela de Hollywood Sharon Stone uma peça que ele chamou de "O casaco voador Shmarshmallow"

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!