Sobe para 26 o número de casos de sarampo registrados na Bahia

No total, 616 casos foram notificados em oito municípios baianos

[Sobe para 26 o número de casos de sarampo registrados na Bahia]

FOTO: Divulgação

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Saseb), subiu para 26 o número de casos de sarampo registrados na Bahia. Os dados foram coletados de janeiro até o dia 26 de outubro.

No total, 616 casos foram notificados em oito municípios baianos sendo 314 descartados, 26 confirmados e 276 continuam em investigação.

Os municípios que apresentaram os maiores índices foram: Santo Amaro, com 16 casos confirmados; cinco em Gandu; dois em Salvador e Ituberá, respectivamente; e um em Jacobina, Palmeiras e Camaçari e Andorinha.

A maior incidência da doença foi registrada em crianças com faixa etária com menos de um ano de idade. Já os casos confirmados foram na população de 20 a 29 anos de idade. A maior proporção dos casos confirmados foi no público masculino, com 19 registros.

Campanha

As vacinas contra sarampo estão disponíveis gratuitamente em todos os postos de vacinação da Bahia. O público-alvo da vacinação são crianças a partir de seis meses até adultos com até 49 anos.

A segunda etapa para campanha de vacinação contra a doença tem previsão para começar no dia 18 deste mês.

A campanha para prevenção do sarampo teve início no dia 23 do mês passado. O país não registrava casos da doença há mais de três anos.

Doença

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode ser passado através de secreções nasais, tosses e espirros. Os sintomas da doença são: tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. Além disso, em casos mais graves, pode causar também infecção nos ouvidos, pneumonia, diarreia, convulsões e lesões no sistema nervoso.


Comentários