SUS: cirurgias eletivas reduziram 34,7% em 2020

Queda foi motivada pela liberação de leitos para infectados pela Covid-19

[SUS: cirurgias eletivas reduziram 34,7% em 2020]

FOTO: Reprodução/Governo Federal

As internações para cirurgias eletivas (procedimentos não urgentes) apresentaram uma queda de 34,7% em 2020 na comparação com 2019, de acordo com os números do DataSUS (órgão de informática do Sistema Único de Saúde) consolidados a partir das informações enviadas pelas secretarias estaduais e do Distrito Federal para o Ministério da Saúde. Segundo os dados do DataSUS, em 2019, foram realizados 2.668.522 procedimentos contra 1.740.736 no ano passado.

A redução foi motivada especialmente pela necessidade de liberação de leitos para pacientes com Covid-19. Com isso, muitos procedimentos cirúrgicos ficaram acumuladas mesmo com a liberação parcial dos procedimentos em algumas regiões.

Ranking

Os estados que mais registraram queda nas internações para cirurgias eletivas foram Piauí (56%), Tocantins (55%), Espírito Santo (53%) e Paraná (46%). Somente o Acre registrou alta na realização de internações para procedimentos eletivos no ano, com o percentual de 1,67%.

Especialistas apontam que 2021 será um ano de muita pressão sobre o sistema de saúde em razão do acúmulo deixado por 2020. "Temos um grupo de pacientes que é sempre muito alto e vamos ter uma sobrecarga maior ainda, com os pacientes deste ano e os que sobraram do ano passado por não terem conseguido fazer", afirma o médico Luiz Carlos Von Bahten, presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), em entrevista ao portal G1. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!