Uma em cada quatro crianças apresentou sinais de ansiedade e depressão na pandemia, aponta estudo

Pesquisa da USP mapeou 7 mil crianças e adolescentes de todo o país desde junho do ano passado

[Uma em cada quatro crianças apresentou sinais de ansiedade e depressão na pandemia, aponta estudo]

FOTO: Wilson Dias/Agência Brasil

Uma em cada quatro crianças e adolescentes apresentou sintomas de ansiedade e depressão durante a pandemia. A informação foi comprovada através de uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). 

O levantamento sobre saúde mental da população brasileira foi divulgado durante sessão da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 da Câmara dos Deputados nesta semana. A pesquisa monitorou a saúde mental de 7 mil crianças e adolescentes de todo o país desde junho do ano passado. 

O deputado Dr. Zacharias Calil (DEM) solicitou o debate para discutir a chamada “síndrome da gaiola”, que é o medo de ir à escola e sair de casa agravado pela pandemia. 

Para lidar com o problema, o coordenador da pesquisa, o psiquiatra Guilherme Polanczyk defende a articulação entre escola, pais e serviços de saúde. Ainda segundo o especialista, uma em cada seis crianças e adolescentes no mundo são afetadas por algum transtorno mental. No Brasil, dos 69 milhões de pessoas com 0 a 19 anos, há registro de 10,3 milhões de casos de transtornos. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!