Uso de aspirina sem indicação médica pode ser prejudicial para idosos hipertensos

Cerca de 10 milhões de norte-americanos acima dos 70 anos usam o medicamento

[Uso de aspirina sem indicação médica pode ser prejudicial para idosos hipertensos]

FOTO: Getty Images

Um levantamento publicado pela JAMA Internal Medicine aponta que cerca de 10 milhões de norte-americanos acima dos 70 anos fazem o uso da aspirina diariamente sem consultar um médico. O medicamento é usado para o tratamento e prevenção de diversos quadros clínicos, mas especialistas alertam que a utilização deve ser feita após indicação médica apropriada. Com o objetivo de evitar casos em que o medicamento prejudique a saúde, a Força Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos deixou de indicar a aspirina para prevenir hipertensão em idosos.

O cardiologista Kamal Yazbek Junior, presidente regional ABC da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), acredita que a decisão visa alertar para o risco de usar a droga em idosos hipertensos, mas que nunca tiveram problemas vasculares, como infarto e derrame cerebral. “A contraindicação é para evitar a chance de sangramento gastro intestinal e cerebral que é muito aumentado em quem utiliza a aspirina de forma rotineira e sem a orientação adequada, principalmente idosos, em que essas doenças são mais frequentes", disse.

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostram que cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil delas morrem todos os anos, o que representa cerca de 30% das mortes anuais no país.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!