Copenhague é eleita a cidade mais segura do mundo em 2021

Essa é a primeira vez que a capital da Dinamarca ocupa o topo do ranking

[Copenhague é eleita a cidade mais segura do mundo em 2021]

FOTO: Getty Images

O Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit, elegeu Copenhagen como a cidade mais segura do mundo em 2021. Essa é a primeira vez que a capital da Dinamarca ocupa o topo do ranking, que classifica 60 destinos internacionais avaliando critérios de segurança digital, segurança de saúde, infraestrutura, segurança pessoal e segurança ambiental. O índice realiza a seleção a cada dois anos. 

Copenhagen, que havia ficado em oitavo lugar em 2019, saiu na dianteira neste ano com a ajuda da nova categoria de segurança ambiental. No total, a cidade marcou no relatório anual 82,4 pontos em 100, desbancando cidades como Tóquio e Osaka, que ficaram à frente nas últimas análises. O prefeito da capital, Lars Weiss, atribuiu o alto nível de segurança da cidade à baixa desigualdade social existente na Dinamarca. "Um fator chave que torna Copenhagen uma cidade tão segura é sua baixa taxa de criminalidade, atualmente com o seu menor índice em mais de uma década", disse no relatório.

"Copenhagen também é caracterizada por uma grande coesão social e uma lacuna de riqueza relativamente estreita. É uma cidade mista, onde tanto a assistente de limpeza quanto o CEO se encontram no supermercado local e têm seus filhos na mesma escola. Este é um dos pilares da cultura dinamarquesa e contribui muito para os altos níveis de confiança e segurança dos quais nos beneficiamos", completou.

O impacto da pandemia nas cidades teve forte influência na elaboração do ranking, pois alterou o desempenho dos locais avaliados em critérios como segurança sanitária e também digital, tendo em vista que muitas atividades migraram para o ambiente online durante a pandemia. Toronto, no Canadá, ficou em segundo lugar no ranking com 82,2 pontos; Singapura ficou em terceiro lugar com 80,7 pontos; Sydney, na Austrália, ficou em quarto lugar com 80,1 pontos; e Tóquio, no Japão, alcançou a quinta colocação com 80 pontos. 
 


Comentários