Covid-19: pesquisa mostra que vitaminas não reduzem o risco de morte ou casos graves

Suplementos, no entanto, não fazem mal aos pacientes

[Covid-19: pesquisa mostra que vitaminas não reduzem o risco de morte ou casos graves]

FOTO: Pexels

Um estudo publicado na revista científica Clinical Nutrition mostra que as vitaminas não são capazes de reduzir o risco de morte por Covi-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Toledo, nos Estados Unidos, os resultados não mostram que as vitaminas são desnecessárias ou fazem mal aos pacientes, apenas apontam que não produzem efeitos no tratamento da doença. 

Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 26 estudos diferentes sobre o papel das vitaminas no tratamento da infecção pelo coronavírus. Foram comparados dados de 5.600 pessoas hospitalizadas com a infecção — não foram verificados benefícios em relação ao risco de mortes em nenhum dos pacientes que receberam suplementação.

“Muitas pessoas acreditam de forma errada que se você suplementar zinco, vitamina C ou D, pode fazer diferença no quadro de Covid-19. Mostramos que não é verdade”, explicou um dos cientistas, Azizullah Beran, em um comunicado à imprensa.

Segundo o estudo, a vitamina D foi a única que esteve ligada a um menor risco de intubação e diminuição nos dias de internação. Os pesquisadores, no entanto, dizem que são necessários mais estudos para confirmar a ligação. Os cientistas alertam, ainda, que a deficiência de vitaminas deve ser diagnosticada por meio de um exame de sangue, e qualquer suplementação deve ser recomendada por um profissional de saúde.
 


Comentários