Farmácias vendem 123 mil caixas de remédios para controle da ansiedade por dia no Brasil

Anvisa aponta aumento do consumo de drogas durante a pandemia

[Farmácias vendem 123 mil caixas de remédios para controle da ansiedade por dia no Brasil]

FOTO: Pixabay

Dados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mostram que a cada hora nos últimos oito anos, em média, 5.144 caixas de remédios de tarja preta usados para o controle da ansiedade saíram das farmácias e drogarias brasileiras. Segundo o levantamento, esse número significa cerca de 123,5 mil caixas por dia.

Os dados mostram, ainda, que  entre 1º de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2021 o Brasil comprou 345,5 mil caixas de cinco dos ansiolíticos (benzodiazepínicos) mais vendidos: alprazolam (Frontal), bromazepam (Lexotan), clonazepam (Rivotril), diazepam (Valium) e lorazepam (Lorax). Em 2020, primeiro ano da pandemia, as vendas desses cinco princípios ativos somaram 47,3 milhões, uma alta de 4,26% em relação ao ano anterior.

No ano passado, os dados da Anvisa mostram vendas de 38,1 milhões de caixas. Em nota, a Anvisa ressalta que "possíveis informações não escrituradas pelo farmacêutico responsável técnico não estarão contidas no banco de dados do SNGPC e não estarão disponíveis para consulta nas ferramentas dos Dados Abertos e Painéis de Consulta aos Dados de Venda ao Consumidor para os Medicamentos Sujeitos à Escrituração no SNGPC". Além disso, os números  não levam em conta os ansiolíticos distribuídos nas farmácias do SUS. 

Um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em janeiro de 2019, mostrou o Brasil como o país com maior número de pessoas ansiosas em todo o planeta: 18,6 milhões (9,3% da população). Com a chegada da pandemia, especialistas apontam um aumento de pacientes com transtorno de ansiedade.
 


Comentários