Polícia Federal assume investigação de incêndio na Cinemateca

Fogo que atingiu o galpão em São Paulo não deixou vítimas

[Polícia Federal assume investigação de incêndio na Cinemateca]

FOTO: Reprodução

A Polícia Federal (PF) assumiu nesta sexta-feira (30) a investigação sobre as causas e eventuais responsabilidades pelo incêndio que atingiu o galpão da Cinemateca Brasileira, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, na quinta-feira (29).

O pedido para a PF apurar o caso foi feito pela Secretaria Especial da Cultura, responsável por administrar o galpão, porque o local pertence ao governo federal. 

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo, a Polícia Civil já deixou as investigações. A PF em São Paulo já abriu procedimento para investigar o incêndio na Cinemateca, que, felizmente, não deixou vítimas. Contudo, parte do acervo histórico de filmes foi atingido. 

Para auxiliar nas investigações, a PF pediu apoio à perícia do Rio de Janeiro, que participou das investigações sobre o incêndio que atingiu o Museu Nacional, em 2018. A SSP-SP informou, na última quinta-feira (29), que, antes de o galpão ser atingido pelas chamas, o local possuía certificação dos Bombeiros, o chamado Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O documento é usado para informar que um prédio possui equipamentos de segurança contra incêndio e pânico.

No último dia 20, o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP)  havia alertado o governo federal, responsável pela Cinemateca, para o risco de incêndio no local.  Nesta sexta-feira (30), os Bombeiros divulgaram nota para informar que, após o fogo no galpão da Cinemateca, irão ao local fiscalizar se ele estava mesmo regularizado e seguindo as recomendações de segurança contra incêndio.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em um ar-condicionado de uma das salas que fica no primeiro andar. O aparelho passava por uma manutenção feita por empresa terceirizada contratada. Uma faísca teria dado início ao fogo, e a equipe não conseguiu controlá-lo. 

Em nota, a Secretaria Especial da Cultura informou que "todo o sistema de climatização do espaço passou por manutenção há cerca de um mês como parte do esforço do governo federal para manter o acervo da instituição. A Secretaria já solicitou apoio à Polícia Federal para investigação das causas do incêndio e só após o seu controle total pelo Corpo de Bombeiros que atua no local poderá determinar o impacto e as ações necessárias para uma eventual recuperação do acervo e, também, do espaço físico. Por fim, o governo federal, por meio da Secretaria, reafirma o seu compromisso com o espaço e com a manutenção de sua história".

Alerta de incêndio


 


Comentários